Vai começar a correr ou a caminhar – Tire todas as dúvidas

0
9053

Quer começar a praticar caminhada ou corrida, mas tem algumas dúvidas que gostava de tirar antes de iniciar estes desportos? Então este artigo foi feito a pensar em si. De seguida pode tirar todas as dúvidas que os iniciados na caminhada e corrida têm quando vão iniciar os seus treinos.

– Quantos treinos devo fazer por semana?
Um dos grandes erros de muitos desportistas é o sobre treino. Se não der tempo ao seu corpo de recuperar de treinos mais fortes, ele irá ressentir-se. Assim, nos primeiros tempos, deverá começar com 3 treinos semanais, intercalados com dias de descanso. À medida que evolui, pode aumentar o número de treinos e a sua intensidade. Mas nunca esquecendo o descanso necessário.

corrida

– Posso só andar ou caminhar?
Estas atividades físicas são bastante completas, trabalhando muitos músculos. No entanto, no caso de quem faz caminhadas mais longas e corrida, é bom fazer algum trabalho e musculação, para que a musculatura esteja mais preparara e menos propensa a lesões.

– Qual a velocidade com que deve iniciar o meu treino?
Antes de pensar na velocidade do seu treino, deve antes perceber quanto tempo consegue correr sem parar e sem forçar em demasia o seu corpo. Depois de ganhar a resistência para correr um treino inteiro sem parar a uma velocidade confortável, pode então começar a aumentar gradualmente a velocidade.

– Que postura deve ter ao caminhar ou correr?
A postura ideal é o corpo formar uma linha vertical direita, com o queixo levantado e a formar um ângulo de 90º com o tronco. Se correr inclinado para frente, além de forçar mais as articulações, dificulta ainda a respiração.

– Passadas largas ou curtas?
O tamanho da passada depende sempre de pessoa para pessoa, já que a sua constituição, a sua altura, e mesmo o tipo de treino, é sempre diferente.

– Como devo respirar: pelo nariz ou pela boca?
Para inspirar o ar o ideal é sempre fazê-lo pelo nariz. Este está preparado para humidificar, limpar e filtrar o ar que segue para os pulmões, coisa que a boca não faz. Já para expirar, pode fazê-lo pelo nariz ou pela boca.

– É normal sentir dores no dia a seguir a treinar?
Sempre que o corpo é sujeito a um esforço a que não estava habituado, ele irá dar sinal. É por isso normal nos primeiros treinos sentir dores no dia seguinte. Essas dores irão começar a esbater-se à medida que o seu treino é regular. Contudo, sempre que fizer um treino mais duro que o habitual, é normal que sinta novamente as dores.

– Correr ou caminhar?
Cada uma destas atividades físicas são ótimas à sua maneira. Enquanto que a caminhada é adequada a qualquer pessoa, já que é mais leve e não exige tanto fisicamente, já a corrida é excelente para tonificar o corpo e perder muitas calorias em cada treino. A corrida, por exemplo, sendo mais exigente, deve apenas ser iniciada após a avaliação do seu médico. Seja qual o exercício físico que você escolher,



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here