Trail – o que é e quais os seus benefícios

Trail – o que é e quais os seus benefícios

5091
0
COMPARTILHE

O trail está na moda. Esta disicplina de corrida, onde em vez de se correr em pistas ou no asfalto, se corre em trilhos, é cada vez mais o desporto favorito de muitas pessoas. A possibilidade de fazer exercício físico, e ao mesmo tempo, estar em contacto com a natureza, é assim um atrativo para cada vez mais praticantes de corrida. Saiba melhor o que é o trail e quais os seus benefícios.

trail-running

O que é o trail

O trail não é simplesmente corrida em percurso de natureza. Por alguma razão existe o corta-mato e o trail. São coisas diferentes. Enquanto que o corta-mato é um tipo de corrida em percurso na natureza, o trail alia corrida, muita caminhada, e por vezes quase escalada, em percursos de diferentes níveis de dificuldade e de piso. Pode ser realizado em planícies, montanhas, etc. O trail é assim uma disciplina de corrida onde o equilíbrio entre natureza, corpo e mente é essencial. No trail não basta correr, mas sim ter técnica para conseguir ultrapassar todos os tipos de piso, que vão desde o simples estradão, até cascalho, lama, pedras escorregadias, cascatas, ribeiros, etc.

Benefícios do trail

O trail, sendo uma disciplina tão completa e que exige uma grande diversidade de capacidades, acaba por ter inúmeros benefícios, tanto físicos, como técnicos e psicológicos. Conheça-os.

– Benefícios físicos do trail

O trail, especialmente os percursos mais longos, acarreta geralmente grandes variações de altitude, humidade, vento e temperatura. Dessa forma, a realização de trail de uma forma regular acaba por melhorar bastante a capacidade cardio-respiratória. Além disso, ajuda ainda a desenvolver um maior número de grupos musculares, já que este desporto obriga o corpo a ter um maior número de movimentos e de adaptações durante a atividade.

Outra vantagem muito importante do trail é que a prossibilidade de ocorrência de lesões é menor. Apesar de o piso irregular tornar mais provável a existência de entorses, na realidade, quanto a lesões de esforço, o trail é mais benéfico. Isto ocorre devido a ser um piso mais suave que o asfalto, ou seja, com um menor impacto associado.

– Benefícios técnicos do trail

Para quem faz corrida, praticar trail traz também algumas vantagens a nível da sua técnica de corrida, o que pode ajudar no rendimento dos treinos habituais. A corrida em terreno de piso irregular obriga a passadas mais rápidas e curtas. Estas exigem do corpo menos energia e permitem velocidade maiores. Por isso, se faz habitualmente corrida em cidade, este tipo de treino irá ajudá-lo bastante.

– Benefícios psicológicos do trail

Um dos grande benefícios deste desporto é mesmo o relaxamente que proporciona. Correr na natureza, além do próprio contacto com um ambiente mais natural e relaxante, não obriga a uma velocidade alta e a uma preocupação tão grande com tempos. Ou seja, é um treino mais divertido e mais satisfatório, o que ajuda a manter a motivação necessária para continuar a correr de uma forma regular.

COMPARTILHE

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA