Saiba quais são as vacinas recomendadas

0
947

Apesar de a maioria das vacinas não serem obrigatórias, há um conjunto de vacinas que são recomendadas para todas as crianças logo a partir do nascimento, fazendo assim parte do Programa Nacional de Vacinação. Este plano integra todas as vacinas que se consideram mais importantes para proteger a saúde da população portuguesa. De seguida pode conhecer as vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Vacinação.

VHB

Esta vacina tem como objetivo proteger o organismo da hepatite B, uma doença que ataca o fígado e que pode em último caso, levar ao aparecimento de cirroses e cancro. Esta vacina deve ser administrada à nascença, aos dois meses e aos seis meses.

VIP

A poliomielite, cujo vírus (poliovírus) é transmitido através de alimentos ou água contaminada, é uma doença que ataca o sistema nervoso podendo dar origem a uma situação de paralisia permanente. Esta vacina é administrada aos 2, 4, 6 e 18 meses, e ainda, aos cinco anos.

DTPa

Vacina que protege de várias doenças, nomeadamente a tosse convulsa, o tétano e a difteria. A tosse convulsa, causada pela bactéria bordetella pertussis, transmitida pelo ar, origina convulsões durante vómitos ou tosse da criança, podendo em último caso, causar complicações respiratórias. O tétano pode provocar rigidez muscular, ou até em casos mais graves, asfixia. Esta doença é causada pela bactéria clostridium tetani, existente nas fezes de animais ou no solo. Por fim, a difteria é uma doença contagiosa e infeciosa, causada pelo bacilo Klebs-Lofller, e que ataca o sistema respiratório. Esta vacina é administrada aos 2, 4, 6 e 18 meses, e também aos cinco anos.

HIB

Esta vacina protege o organismo da bactéria hoemophilus influenzae tipo B, transmitida por via aérea e que causa várias doenças, entre as quais algumas pulmonares e meningites bacterianas. Estas últimas podem levar a uma evolução grave e muito grave. Esta vacina é administrada aos 2, 4, 6 e 18 meses.

Pn13

A Pn13 é uma vacina que pretende prevenir o aparecimento da infeção pneumocócica, responsável por infeções graves nos pulmões (pneumonia), no sangue e na meningite. A administração desta vacina é realizada aos 2, 4 e 12 meses.

MenC

Esta vacina protege contra a neisseria meningitidis C, bactéria que pode provocar meningite. É administrada apenas uma vez, aos 12 meses.

Td

A Td é uma vacina que também protege contra o tétano e a difteria, e que é administrada aos 10, 25, 45 e 65 anos, e a partir desta última, de dez em dez anos.

VASPR

Três das doenças mais comuns nas crianças são a papeira, a rubéola e o sarampo. A papeira é uma doença viral que pode dar origem a problemas como a inflamação nos testículos, pancreatite, encefalite, meningite, entre outras. Já a rubéola é uma doença provocada pelo A.R.N., vírus que traz problemas a nível respiratório, e que pode causar malformações graves no feto (em casos mais graves até a morte), quando contraída durante a gravidez. Por fim, o sarampo é uma doença causada pelo vírus paramyxovírus e que pode causar problemas respiratórios, podendo mesmo levar à morte. Esta vacina é administrada aos 12 meses e aos 5 anos.

HPV

A HPV é uma vacina que combate vários tipos de vírus, associados à maioria dos casos de cancro do colo do útero, bem como de outras doenças a nível genital. A sua administração consiste em duas doses, dadas por volta dos 10 anos, antes do início da vida sexual da rapariga.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here