Saiba como fazer uma dieta sem açúcar

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O açúcar é considerado um dos venenos do século. Por isso, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em eliminar o açúcar da sua dieta, o que por vezes pode ser bastante difícil, porque afinal quem não gosta de um bolinho ou de docinho? Leia o resto do artigo e veja as nossas dicas para ajudar a eliminar o açúcar da sua alimentação.dieta-sem-açucar

Uma alimentação com excesso de açúcar provoca algumas doenças como a diabete, a obesidade e doenças cardiovasculares. Atenção que nem todo o açúcar é mau. Existem alimentos que tem açúcar de forma natural, por exemplo as frutas, a chamada frutose. Claro que não as vamos eliminar da nossa alimentação por conterem açúcar, o que temos mesmo de fazer é eliminar a adição de açúcar.

Cuidado com os alimentos “Light”

É verdade. Muita gente pensa que por ser Light, pode ser comido sem qualquer culpa, e que é bastante saudável. Este tipo de alimentos costumam ser reduzidos na gordura, açúcar, sódio, etc, no entanto para manter o sabor, é muito comum apenas diminuir apenas um dos componentes e raras vezes eliminar o açúcar por completo.

O açúcar está em tudo lado

Existem alguns alimentos que à primeira vista parecem que não contêm açúcar, e por isso achamos que podem ser uma boa opção. Alimentos como o ketchup, molhos para saladas, polpa de tomate, pizzas, bebidas alcoólicas, que por si só, já não são saudáveis para a saúde devido a gordura presente, ainda contém açúcar.

Aprenda a ler os rótulos

É essencial para perceber o que está a comer. Porque um certo produto indica que tem baixa quantidade de açúcar, você tem que perceber a que quantidade por porção se referem. Sabia que um adulto que ingere cerca de 2500 calorias por dia deverá consumir até 62,5gr de açúcar, que equivale a 5 colheres de chá? Só lendo os rótulos é que perceberá a quantidade que está a ingerir.

Elimine os refrigerantes

Os refrigerantes contém tanto açúcar que mete medo. É quase impossível pensar como tem tanta quantidade em apenas uma pequena lata ou garrafa. E não confie nas versões sem açúcar ou light, pois de certeza terão algo para substituir o açúcar, e que muito provavelmente, não é saudável também.

Reduzir gradualmente

Não é fácil excluir o açúcar da alimentação do nada, tem que existir uma preparação, neste caso uma redução. Se consome, por exemplo, todos os dias um bolo, e de repente deixa de o fazer, é normal que não se sinta bem, e isto referindo à parte emocional, visto que a maioria das dietas não resulta por causa da parte emocional. Sabia que o açúcar age no nosso cérebro com a sensação de prazer e bem-estar? O ideal é ir reduzindo aos poucos até conseguir eliminar de completo e continuar a sentir-se bem.

Cuidado com os adoçantes

O adoçante é a forma de dar o paladar doce aos alimentos qualquer ingestão de energia. O que vai acontecer é que o organismo irá ficar descompensado e irá sentir fome mais rapidamente. Os adoçantes estão presentes nos famosos produtos light, 0% de açúcar e diet. Mas se consumir adoçante, prefira o stevia, pois é natural, mas deverá ser consumido em quantidades baixas.

Não ser radical

Esta dica vai em encontro ao mencionado no ponto 5. Não tem que eliminar completamente o açúcar da sua vida. Sabe sempre bem comer uma fatia de bolo num aniversário, ou até um geladinho no verão. Como tudo na vida, tem que existir um peso e uma medida e encontrar o equilíbrio.



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