Pilates – Exercício para emagrecer

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Se quer emagrecer, já deverá saber o que tem que fazer. Uma alimentação equilibrada e saudável, pobre em calorias, juntamente com exercício físico regular, é essencial. O nosso peso normalmente altera-se de acordo com a maneira como joga o jogo das calorias. Se consome mais calorias do que aquelas que gasta, então engorda. Se ingere menos calorias do que aquelas de queima, vão perder peso e emagrecer. E aqui entra a necessidade do exercício físico frequente. Conseguirá queimar mais facilmente as calorias, e além disso, irá tonificar os meus músculos. Neste artigo iremos abordar quais os melhores exercícios pilates para emagrecer.

O que é o pilates?

Pilates é um método de treino físico onde se usa o peso do próprio corpo para trabalhar conjuntamente alongamentos e a força. Os seus princípios básicos são a concentração, respiração, controlo, precisão, movimentos suaves e centro de força. Este método de treino acaba por ser muito completo, respondendo a muitas necessidades corporais. Trabalha os músculos, melhora a postura, o equilíbrio, a circulação, a respiração, a flexibilidade, a resistência, entre outros. Poderá ainda servir para corrigir desequilíbrios musculares. E consegue fazer tudo isto com a grande vantagem de forçar muito pouco as articulações. Através do Pilates, consegue ainda aliviar o stress e a tensão por este provocado, acabando por provocar melhorias na sua vida quotidiana.

Porquê Pilates para emagrecer?

Com este método, e como referimos atrás, consegue trabalhar os músculos e tonificá-los, além de trabalhar outras características importantes como a resistência e a flexibilidade. Dessa forma, além de estar a gastar energias acumuladas no seu corpo, as famosas gordurinhas, está a realizar uma atividade física que promove a tonificação de todos os seus músculos, melhorando dessa forma a sua figura.

Exercícios de Pilates adequados para o emagrecimento

Existem os chamados exercícios de preparação, mais adequados para desenvolver a nossa postura, equilíbrio e a posição da coluna vertebral. E temos ainda os exercícios de ação, mais direcionados para a tonificação muscular e a perda de peso. Vamos apresentar alguns exercícios de ação, perfeitos para quem quer emagrecer.

1 – Flexão dos quadris (ou ancas) e elevação das pernas

Coloque-se em pé, com a sua coluna numa posição neutra. De seguida, levante uma das pernas, deixando o seu joelho ao nível dos quadris, tendo o cuidado que não levantar o quadril da perna elevada. Faça 10 a 15 repetições em cada perna, tendo em atenção que deverá expirar quando eleva a perna, e inspirar quando a baixa.

2 – Avanço

Coloque-se numa posição com a coluna neutra, pés paralelos e separados com uma distância igual à largura dos quadris. De seguida, transfira o seu peso para uma das pernas, e avance com a outra. Flexione os joelhos até formar um ângulo de 90º. Faça 10 a 15 repetições em cada lado, inspirando quando avança com uma perna, e expirando quando volta à posição inicial.

3 – Single leg kick back

Coloque o seu peso em cima de uma das pernas e, com o tronco direito, flexione os seus quadris, formando um ângulo de 90º relativamente à perna de apoio. De maneira a mais facilmente se equilibrar nessa posição, mantenha as mãos nos quadris. De seguida, flexione o joelho na perna que está elevada enquanto faz a expiração, e volta à posição anterior enquanto inspira. Faça 5 a 12 repetições em cada perna.



1 COMENTÁRIO

  1. Oi
    Boa noite!
    Eu tenho o abdômen Ligeiramente grande
    Éu descobri o vosso programa hoje e achei fantástico .
    Pergunto o quê que devo fazer ?
    Cumprimentos
    Emilia

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