Perder peso com chá de gengibre

1
16435

Perder peso é cada vez mais uma necessidade de muitas pessoas que assim pretendem melhorar a sua imagem e a sua saúde. No entanto, nos tempos que correm, essas pessoas são diariamente bombardeadas com métodos e estratégias milagrosas, que prometem perdas enormes em muito pouco tempo. E realmente, muitas delas cumprem o que prometem. Mas a que custo? Este tipo de dietas vem geralmente acompanhadas de problemas de saúde, terminando algum tempo depois com o efeito sanfona, onde voltam a ganhar todo o peso perdido, e por vezes, ainda mais.

É por isso muito importante ter uma dieta de emagrecimento, mas que ajude a perder peso de uma forma saudável, gradual e sustentável. Dessa forma, não há melhor maneira de o conseguir como melhorando hábitos alimentares, reequilibrar a sua dieta diária, fazer exercício físico e beber mais água. Mas se estas são as bases de uma perda de peso saudável, isso não significa que não possa dar uma ajuda. O chá de gengibre é uma receita com inúmeras propriedades medicinais que, incluído numa dieta saudável e promotora do emagrecimento, a irá ajudar a perder peso. Saiba mais sobre como perder peso com chá de gengibre – como funciona e contraindicações.

cha-gengibre

Perder peso com chá de gengibre

O gengibre é uma raiz, com um sabor ligeiramente picante mas agradável, muito utilizado na gastronomia, especialmente para a elaboração de doces. Contudo, esta raiz não é apenas útil nessa área, já que é uma planta medicinal com inúmeras propriedades benéficas para o corpo humano. Corretamente incluído da sua dieta diária, o chá de gengibre irá ser um forte aliado para a ajudar a perder peso, e ainda, a aumentar o seu bem-estar e a sua saúde. Conheça melhor os benefícios do chá de gengibre para a perda de peso, mas também, em que situações não é recomendada a sua ingestão.

Benefícios do chá de gengibre para a perda de peso

O chá de gengibre oferece vários benefícios importantes para quem está num processo de emagrecimento. Os dois efeitos mais úteis para a perda de peso é o efeito desintoxicante e o efeito termogénico. No entanto, há mais algumas propriedades úteis para quem procura emagrecer com saúde. Saiba mais.

– Efeito desintoxicante
O chá de gengibre tem um efeito desintoxicante, já que várias substâncias presentes na sua constituição irão estimular algumas enzimas hepáticas, responsáveis pela eliminação de toxinas. Dessa forma, o organismo fica mais “limpo” e funciona melhor. E um organismo com um funcionamento mais eficaz, terá também maior facilidade em queimar e eliminar gordura.

– Efeito termogénico
Outro efeito muito útil do chá de gengibre é o efeito termogénico, sendo o principal responsável pela sua eficácia na perda de peso. A toma regular do chá de gengibre irá promover uma elevação da temperatura corporal, aumentando e acelerando dessa forma o metabolismo. Ou seja, com as mesmas atividades do dia-a-dia, consegue queimar mais calorias, o que facilita a eliminação de gordura e a perda de peso.

Além destes benefícios, a toma do chá de gengibre tem ainda outros efeitos que, não atuando diretamente sobre o peso em excesso, têm ótimos resultados para quem pretende emagrecer de uma forma saudável e equilibrada. Saiba mais.

– Ação digestiva
O chá de gengibre, além de ajudar a melhorar a digestão e combater a formação de gases, é ainda um supressor natural do apetite. Dessa forma, este chá irá ajudá-la sentir-se mais saciada, conseguindo dessa forma evitar aqueles petiscos que arruínam todo o esforço. Dessa forma, logo após as principais refeições, pode tomar um copo de chá, pois o gengibre irá ajudar a eliminar a vontade de petiscos entre elas.

– Ação anti-inflamatória
O gengibre é conhecido por ser um poderoso anti-inflamatório, logo, muito útil para combater a celulite.

– Ação antioxidante
Tomar regularmente chá de gengibre traz também muitos benefícios para o organismo, já que possui propriedades antioxidantes. Ou seja, além de ajudar a combater os radicais livres e prevenir doenças, ajuda ainda a evitar o envelhecimento da pele.

Como fazer chá de gengibre

A receita que vamos indicar de seguida tem também limão, aliando-se assim os benefícios do gengibre aos deste fruto. O limão, além de ser também rico em vitamina C, logo, um poderoso antioxidante, ajuda ainda a saciar o apetite.

Ingredientes:
– duas colheres de sopa de gengibre (ralado);
– meio limão;
– meio litro de água.

Como preparar:
Comece por colocar a água ao lume, deixando chegar ao ponto de estar quase em ponto de fervura. Nessa altura, adicione as duas colheres de sopa do gengibre ralado, desligue e tampe. Deixe repousar durante 5 minutos, ao fim dos quais acrescenta o limão e leve ao liquidificador. Bata tudo muito bem até obter uma mistura homogénea. No final acrescente gelo q.b. e beba. Não se esqueça de que o chá de gengibre apenas, não lhe trará os resultados pretendidos, sendo essencial que se alimente melhor, faça exercício físico e beba mais água.

O chá de gengibre, não obstante ser muito benéfico, não apenas para perder peso, mas também, para a saúde, tem contraindicações. Assim, não deverá mais de um litro por dia deste chá, já que quando em excesso, pode trazer alguns problemas. Conheça de seguida quais as contraindicações do chá de gengibre.

Contraindicações do chá de gengibre

Além de não se recomendar a ingestão superior a 1 litro por dia, o chá de gengibre é ainda contraindicado para algumas situações. Por exemplo, este chá pode ter como efeito o aumento da pressão arterial, e nalguns casos, causar taquicardia, sendo por isso contraindicado para quem tem problemas do foro cardiovascular.

Também indivíduos com hipertireoidismo não devem ingerir o chá de gengibre, já que estas pessoas possuem naturalmente um metabolismo mais elevado, sendo contraproducente elevá-lo ainda mais. Por fim, no caso de pessoas com distúrbios hemorrágicos, deve também ser evitada o consumo deste chá, pois pode elevar o risco de hemorragias. Também por essa razão, o chá de gengibre é contraindicado para gestantes, especialmente no final da gravidez.



1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here