O que é “walkim”?

0
3191

A corrida, seja em asfalto, na pista, na passadeira ou em trilhos, está na moda. Ver pessoas a correr é cada vez mais comum, sendo um desporto muito democrático. Se você gostaria de usufruir dos benefícios da corrida mas não gosta de correr, então existe uma alternativa. Baseado no “walking nórdico”, esta modalidade oferece uma alternativa mais ligeira que a corrida, mas com inúmeras vantagens. Saiba o que é “walkim” e conheça os seus benefícios.

walkim

“Walkim”- saiba o que é

Walkim é um desporto que consiste em caminhar com ajuda de dois bastões. Esta modalidade é uma excelente alternativa para todos aqueles que querem usufruir dos benefícios da corrida, mas que não gostam ou não se sentem preparados para correr.

Com dois bastões semelhantes aos dos praticantes de ski, o walkim consiste em caminhar de forma natural, mas com a ajuda de dois apoios, os bastões, que facilitam a caminhada mais acelerada. É por isso um pouco diferente no walking nórdico, no qual se baseou, pois este exige movimentos forçados. Isto porque o walking nórdico surgiu como treino para praticantes de ski no verão.

Já o walkim, com a sua passada natural, não força movimentos e evita alguns dos problemas da corrida. Os bastões, além de servirem como impulsionadores do movimento, têm ainda a função de amortecer o andar. Ou seja, evitam parte do impacto com o chão, responsável por muitas das lesões associadas à caminhada e corrida. Os bastões não influenciam o andar natural, sendo apenas usados como apoio em situações excecionais, onde é necessária alguma ajuda para se equilibrar.

Além de trabalhar os músculos das pernas, tal como na caminhada ou corrida, o facto de se usar bastões obriga à tonificação dos membros superiores, como os braços. Ou seja, esta modalidade irá trabalhar praticamente todos os músculos do corpo, com os naturais benefícios que isso acarreta. Conheça de seguida uma lista de benefícios que pode retirar deste desporto.

Benefícios físicos do walkim

Como referimos em cima, os benefícios físicos do walkim são vários, sendo por isso um desporto bastante completo. Estes incluem:

– prevenção e proteção das articulações (ajuda a evitar a compressão excessiva);
– melhoria da circulação sanguínea;
– fortalecimento dos músculos dos membros inferiores e superiores;
– fortalecimento do músculo cardíaco;
– fortalecimento do metabolismo ósseo;
– redução do excesso de peso;
– melhoria da definição muscular;
– regulação do sistema endócrino;
– melhoria da postura corporal;
– aumento da capacidade respiratória.

Benefícios psicológicos do walkim

Mas o walkim não se limita a oferecer benefícios físicos. Há também vantagens a nível mental que se podem retirar desta modalidade. Assim, os benefícios psicológicos do walkim incluem:

– melhoria do humor;
– redução dos níveis de stress e ansiedade;
– eliminação de tensões;
– potenciação dos níveis de criatividade.

Comece já a praticar walkim

Não gostar ou não se sentir fisicamente preparado para correr deixa agora de ser desculpa para não usufruir das mesmas vantagens. Comece já a praticar walkim e sinta os seus benefícios.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here