Mitos e verdades sobre as celulites

1
1694

A celulite é um dos problemas mais inestéticos numa mulher. O seu aspeto de casca de laranja, devido à ondulação na pele, não é agradável, e todas as mulheres sonham conseguir resolver esse problema. A celulite é causada por mudanças na microcirculação na pele, que juntamente com alterações na massa adiposa, natural nessa zona, irá originar o aumento do tecido fibroso, e na acumulação de líquidos nessa área, provocando o tal aspeto de casca de laranja. Neste artigo iremos apresentar algumas verdades sobre a celulite, e ajudar a desmistificar alguns mitos, que por vezes levam a fazer coisas que não têm qualquer efeito, e até por vezes, serem prejudiciais.celulite

 

Verdade

– Os saltos altos podem ajudar a provocar o aparecimento da celulite, pois dificulta a circulação sanguínea.

– As mulheres com propensão a ter varizes, têm também maiores probabilidades de sofrerem celulite, já que o problema base é o mesmo: a circulação sanguínea deficiente.

– Não há receitas caseiras eficazes contra a celulite, sendo necessário instrumentos e técnicas que não consegue ter em casa.

– A drenagem linfática é um método bastante válido para combater a celulite. Esta massagem irá atuar sobretudo na diminuição dos líquidos retidos, e também, na desintoxicação do organismo. Sendo uma massagem que tem como principal objetivo escoar a linfa, eliminar toxinas e melhorar a circulação sanguínea, percebe-se facilmente porque é que esta técnica é tão útil para combater a celulite.

Mitos 

– Os cremes de tratamento da celulite são infalíveis e quase milagrosos. Apesar destes cremes terem princípios ativos bastante importantes, com grande capacidade de penetração na pele, na realidade apenas têm um resultado positivo quando em conjunto com alguns tratamentos estéticos. Contudo, não substituem a alteração de hábitos de vida, responsáveis pelo aparecimento da celulite. Se usar esses cremes em paralelo com tratamento estéticos indicados para a celulite, utilize-os da seguinte maneira: devem ser aplicados no sentido ascendente na perna, pressionando de forma leve, utilizando movimentos de bombeamento e de deslizamento.

– Emagrecer resolve a celulite. Isto não é verdade, sendo muito habitual ver-se em mulheres e homens magros. O problema que origina a celulite não está ligado ao excesso de peso, e como tal, não será a sua perda que a fará desaparecer.

– A celulite é resolvida pela lipoaspiração. Como referimos no mito anterior, a celulite não está relacionada com o excesso de peso. Ao fazer uma lipoaspiração, apenas estará a retirar gordura de um determinado local. Por vezes até, este procedimento pode piorar a celulite, pois a lipoaspiração pode provocar inicialmente uma pele mais flácida.

– A celulite é normal aparecer com o avançar da idade. Este é também um mito muito difundido, mas sem nenhum fundo de verdade. A celulite está relacionada uma má hidratação e má circulação, que irão provocar alterações no tecido adiposo sob a pele, que a fará ganhar aquele aspeto de casca de laranja. Se tiver determinados cuidados ao longo da vida, a celulite dificilmente irá aparecer. Outro motivo do seu aparecimento é a parte genética, que mais uma vez, não tem nada a ver com a idade.



1 COMENTÁRIO

  1. Aliada a uma boa alimentação e exercícios, recorri à endermoterapia vibratória (fiz na Montenegro Cirurgia Plástica aqui em SP) e o resultado foi incrível. Agora é só manter. Beijos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here