Melhore a hidratação e eleve o seu desempenho na corrida

Melhore a hidratação e eleve o seu desempenho na corrida

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A hidratação, seja no dia-a-dia, seja durante a prática desportiva, é essencial para o correto funcionamento do organismo. Na realidade, todas as reações químicas que ocorrem no corpo humano necessitam da presença de água, logo, uma hidratação adequada irá dar as melhores condições para o seu funcionamento. Durante o exercício físico, como por exemplo a corrida, os níveis de hidratação têm de ser maiores, devido à perda que ocorre durante o treino. Assim, seja você um praticante ocasional, seja um atleta à procura do seu melhor desempenho, se melhorar a sua hidratação, conseguirá elevar a sua performance. Conheça de seguida algumas dicas para hidratar convenientemente o seu corpo antes, durante e após o seu treino de corrida.

No dia-a-dia

Para que o seu desempenho na corrida seja o melhor possível não chega hidratar-se bem durante o treino. A forma como hidrata o seu organismo no dia a dia é igualmente fundamental. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os homens devem beber 1 litro por cada 30 kg de peso, enquanto as mulheres devem ingerir 1 litro por cada 25 kg.

Além da ingestão de água, pode também otimizar a hidratação com o consumo de alguns alimentos. Apesar de os alimentos ricos em água não substituírem o consumo de água líquida, eles são no entanto ótimos complementos. Assim, alimentos como o abacaxi, o melão, a melancia ou a laranja, são ótimos para o ajudar a hidratar o seu corpo.

Antes do treino ou prova de corrida

Beber muita água durante o treino geralmente não é o mais aconselhado. Assim, para que o seu organismo esteja devidamente hidratado na hora do esforço, deverá beber meio litro de água na noite anterior, e outro meio litro logo que acordar. Perto de uma hora antes de iniciar o treino ingira meio litro a um litro de água. Terá tempo de eliminar o excesso através da urina, ficando o seu corpo com a hidratação adequada para o treino.

Hidratação durante o treino

Se hidratar devidamente o seu organismo, nos treinos mais curtos não sentirá grande necessidade de beber água. A não ser, claro, que seja um dia de muito calor, com a respetiva perda de água através do suor. No entanto, para treinos superiores a 1 hora, é essencial ingerir água para não deixar o corpo desidratar, com todas as consequências negativas que isso acarreta para a saúde do organismo e para o desempenho durante a corrida. Durante o treino é aconselhado não beber apenas água mas sim bebidas isotónicas ou hipotónicas. Isto porque durante o treino perde água e sais minerais, e se apenas repor a água, faltarão os eletrólitos essenciais. De acordo com os especialistas, a ingestão de bebidas hidratantes durante a prova deve andar por volta dos 400 a 800 ml por hora de treino.

Após o treino

A hidratação pós-treino é igualmente importante. Por isso, logo após o treino deve beber água, juntamente com um recuperador, e durante o dia, continuar a ingerir água de modo a reidratar devidamente o organismo.

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