Dor de cabeça ao acordar ? Saiba porquê.

0
6879

Quantas vezes acontece levantar-se logo de manhã com dores de cabeça sem perceber a razão para isso? Afinal, passou uma noite a descansar, e o normal seria acordar com a cabeça mais leve. No entanto, muitas pessoas acordam com uma sensação que faz lembrar um tambor a bater nas têmporas. Mas isso acontece porquê? De seguida pode saber as várias razões possíveis para a cefaleia matutina.

Apneia de sono

A apneia de sono é um problema de saúde que se caracteriza por pequenas paragens na respiração, causando algumas falhas de oxigénio no cérebro. Dessa forma, ao acordar, irá sentir os seus efeitos, como cansaço, olheiras e dores de cabeça. Por exemplo, o ressonar pode ser um sintoma desse problema.

Tensão muscular

A má postura ao dormir pode também provocar um descanso menos efetivo, e consequentemente, uma maior propensão a acordar com dores de cabeça. Essa postura incorreta irá causar uma maior tensão muscular, pressionando vários músculos, entre os quais os do pescoço e ombros, causando por sua vez pressão no crânio.

Alterações do sono

As alterações no sono noturno nem sempre tem causas clínicas. Muitas pessoas, devido ao stress excessivo, problemas psicológicos ou emocionais, ansiedade, etc., têm maior dificuldade em dormir à noite, o que provocará dores de cabeça pela manhã.

Inflamação das vias nasais

Uma das razões mais habituais para quem não tem problemas crónicos de enxaquecas é a inflamação das vias nasais. Quando esta ocorre, há um inchaço sinusal que vai afetar a zona dos olhos, bochecha e parte de trás do nariz, e que com o movimento natural ao acordar, irá produzir dores de cabeça bem intensas. Para resolver o problema só mesmo tratando a infeção ou a alergia que está na sua origem.

Excesso de medicamentos

Muitas pessoas, ao debaterem-se com o problema das dores de cabeça matinais, acabam por recorrer a medicamentos. Mas também estes, se não utilizados corretamente, podem piorar a situação. O excesso de medicamentos analgésicos pode aumentar a frequência e intensidade dessas cefaleias.

Diabetes e pressão arterial alta

Em ambas as condições médicas há aumento da pressão do fluxo sanguíneo, o que levam a uma maior tensão dos músculos, nomeadamente os da cabeça. Por isso é normal em casos de pessoas com estes problemas de saúde terem dores de cabeça recorrentes.

Desidratação

Um dos problemas mais recorrentes nos dias de hoje é a hidratação deficiente. A maioria das pessoas bebe apenas quando sente sede, acabando por ingerir uma quantidade muito abaixo da necessária. Um dos efeitos da desidratação é a contração dos vasos sanguíneos localizados na zona da cabeça, o que irá dificultar a oxigenação do cérebro, causando dores de cabeça.

Bruxismo

O bruxismo, nome clínico que se refere ao ranger os dentes durante o sono, é muito comum nas crianças. Contudo, devido à tensão muscular que produz na boca, pode levar ao aparecimento de dores de cabeça pela manhã.

Se costuma ter dores de cabela matinais de uma forma frequente e intensa, o ideal mesmo é consultar um médico, de modo a definir-se com exatidão qual a sua origem, e ainda, a melhor forma de tratamento.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here