Hábitos alimentares saudáveis devem começar na infância

1
3349

Hoje em dia, os problemas com excesso de peso começam muito mais cedo. Deixou de ser apenas um problema de alguns adultos, com a sua barriga proeminente, passando cada vez mais a ser uma questão nos jovens e até, crianças de tenra idade. Muitas razões se podem apontar para este flagelo que cada vez mais assola as populações jovens dos países ricos em geral, e de Portugal em particular. O abandono da dieta mediterrânica, o consumo cada vez mais frequente e regular de comida fast-food, o aumento excessivo das quantidades ingeridas e o estilo de vida cada vez mais sedentário, são os motivos principais para este aumento do excesso de peso e obesidade da população.

É difícil lutar contra muitas destas situações. Muitos jovens, cada vez mais embrenhados num estilo de vida sedentário, não fazem nada para inverter esta condição. Apreciam a comida, não gostam de fazer exercício físico e adoram ver televisão e navegar pela Internet. Como ainda não estão conscientes dos problemas de saúde que poderão ter mais tarde devido ao seu estilo de vida, nada fazem para mudar. Assim sendo, para que as nossas crianças não adotem o mesma mentalidade, é necessária educá-las logo desde bebés para um estilo de vida mais saudável e promotor de saúde. Se cada pai promover em casa uma alimentação saudável e equilibrada, e hábitos de prática de exercício físico regular, estará a criar no seu filho uma mentalidade que o levarão a estar muito mais protegido no futuro contra as tentações do sedentarismo e do fast-food.

Quais são os hábitos alimentares que devemos incentivar nas nossas crianças?

Respeitar as proporções de cada grupo de alimentos. Foi criada há algumas décadas atrás um instrumento valioso para ajudar a uma alimentação saudável: a Roda dos Alimentos. Este gráfico indica as porções de cada setor alimentar que devemos consumir diariamente. Se as indicações da Roda dos Alimentos forem seguidas, temos a certeza que no fim do dia fizemos uma alimentação saudável e promotora de saúde.

Ainda falando da Roda dos Alimentos, outro hábito importante é variar os alimentos que ingerimos. Dentro de cada grupo alimentar existem uma grande quantidade de alimentos. Dessa forma, outra regra importante que deverá ser ensinada às crianças é, usando uma expressão popular, “comer de tudo um pouco”.

Um erro recorrente é deixar passar muito tempo entre refeições. Assim, quando se chega à refeição seguinte, a pessoa acaba por comer muito, pois sente-se esfomeada. Desta maneira, outro hábito alimentar saudável é comer várias vezes por dia, nunca deixando passar mais de três horas entre refeições.

O nosso corpo é constituído principalmente por água. Assim, a sua ingestão é particularmente importante. Nada no nosso corpo funciona sem a presença de água. Um dos maus hábitos frequentes é beber pouca água diariamente. Para que o nosso organismo possa funcionar corretamente, e para que possa excretar as substâncias tóxicas produzidas naturalmente, é necessário um determinado fluxo de água. Se esse fluxo não for o suficiente, alguma coisa falha. Por isso, é essencial beber no mínimo 1,5 litros de água diariamente.

Por fim, é fundamental promover o gosto pela prática física e desportiva. Não sendo um hábito alimentar, é um importantíssimo complemento a uma alimentação equilibrada, na implementação de um estilo de vida saudável.



1 COMENTÁRIO

  1. – Nossa Fernanda, foi perfeito eu ler o seu blog hoje.Foi legal ter lido vocea canotndo como que este3o as coisas pra vc, que mostra que vc e9 mais que uma profissional, e9 uma mulher que vive a vida, mas tbm me mostrou a resolue7e3o de um problema que tinha com o meu casamento.Eu e minha noiva pensamos em ter uma polaroid na entrada do casamento, pra galera poder ter uma fotinhas super legal pra levar pra casa e tal, mas ainda este1vamos pensando em camera iriamos usar e tudo mais. Essa Z340 e9 PERFEITA pra gente usar!!! *-*Nossa, resolvido o nosso problema!!! =)Se nf3s ganhe1ssemos .. seria mais que PERFEITO!!!! Sene3o ganharmos .. teremos que gastar mais um money pra trazer ela pra gente usar.Bom, seria maravilhoso se ganhe1ssemos .. ente3o, je1 tf4 participando!!! *-*Beijo Fer

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here