Dieta da linhaça para emagrecer

0
10372

A linhaça, para quem não sabe é um tipo de semente que basicamente parece comida de pássaro, no entanto muita gente não lhe dá o valor preciso. Apesar de ser pequena, os seus poderes são imensos, cada vez mais este ingrediente entra nos menus dos restaurantes, e de fato, dez em dez nutricionistas recomendam a linhaça para quem quer e precisa emagrecer.

A verdade, é que esta ‘’sementinha’’ contém uma grande quantidade de fibras, o que entra no controle de peso por causar a sensação de saciedade. Para além disso, este alimento é rico em nutrientes importantes para a saúde, o preço dela é muito barato.

Apesar de fazer muito bem ao nosso organismo, a linhaça deve ser incluída na nossa alimentação calmamente, porque ela amolece muito as fezes. Numa fase inicial, você deverá no máximo consumir uma colher de sopa com linhaça três vezes por semana. Quando o seu intestino habituar-se a este alimento, passe a ingerir uma colher de sopa diariamente, depois disso passe para duas ou três. No entanto, é muito importante não ultrapassar a quantidade de três colheres de linhaça por dia, porque esta semana em excesso, pode atrapalhar a absorção de outros nutrientes que são fundamentais para o nosso organismo. Para além disso, muitas pessoas acham que este ingrediente em altas doses, pode ser prejudicial ao funcionamento das nossas células.

Existem dois tipos de linhaça, a dourada e a castanha, a primeira é muito mais cara porque é normalmente importada. No entanto, o ponto positivo é que em termos de nutrientes ambas são iguais. Acredite ou não, o segredo desta pequena semente está na casca, pois é esta que tem na sua constituição as proteínas, vitaminas e minerais. Apesar disso, a casca é muito dura, e o nosso aparelho digestivo não aproveita bem os nutrientes quando ingerimos uma semente inteira, por isso é que a linhaça em formato de farinha é mais benéfica. Esta pode ser comprada pronta (de preferência farinha estabilizada), no entanto, para não haver uma perda de nutrientes, o ideal é mesmo triturar as sementes na hora de consumir, as fibras que estão presentes na casca diminuem a fome e metem o intestino a trabalhar.

Para além de ajudar a perder peso, a linhaça ajuda a estabilizar os níveis de glicose presentes no sangue, para além disso ela contém:

– Ómega 3 e Ómega 6, estas duas gorduras têm tendência para atuarem juntas e são muito boas para o nosso coração porque ajudam a baixar a taxa de LDL, ou seja, o mau colesterol que é o responsável pelo entupimento das artérias. Para além disso o ómega 3 é anti-inflamatório, por essa razão ajuda o corpo a armazenar menos gordura e reduz o apetite. Esta substância em combinação com a vitamina E, previnem a nossa pele contra o envelhecimento.

– Lignina, tem vindo-se a descobrir em algumas pesquisas científicas que este componente pode estar associado a uma maior proteção contra o cancro, principalmente o da mama. Esta substância age de uma maneira muito semelhante a do estrogénio, que é uma hormona feminina. Diminui a ansiedade e faz diminuir o desejo por doces.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here