Dicas para tornar o seu pequeno-almoço mais saudável

Dicas para tornar o seu pequeno-almoço mais saudável

2005
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Sabia que, entre duas pessoas que ingiram a mesma quantidade energética diária, aquela que teve um pequeno-almoço saudável e completo irá queimar mais calorias? Na realidade, após muitas horas em jejum, o organismo necessita de ser reativado, e para isso, deve ser devidamente nutrido. Contudo, a maioria das pessoas limita-se a comer leite e pão, ou então, ainda pior, a saltar esta importante refeição. Um ditado diz que o pequeno-almoço é a mais importante refeição do dia, e está cheio de razão. Se quer tornar o seu pequeno-almoço mais saudável, e dessa forma, nutrir melhor o seu corpo e melhorar os seus níveis de bem-estar e energia durante o dia, continue a ler.pequeno-almoco-saudavel

O que é um pequeno-almoço saudável?

Após muitas horas sem comer, o organismo necessita de receber as doses adequadas de nutrientes para se ativar e começar a funcionar devidamente. Dessa forma, existem algumas regras que podem ajudar a definir um pequeno-almoço adequado e saudável. Este deve assim ser rico em proteínas e hidratos de carbono, conter fibras, vitaminas e minerais, e ter um teor baixo de gorduras. Relativamente à sua componente calórica, o pequeno-almoço ideal deve representar um valor que anda entre os 10% e os 20% da energia total necessária durante o dia. Confira de seguida algumas dicas para tornar o seu pequeno-almoço mais completo e nutritivo.

Dicas para tornar o seu pequeno-almoço mais saudável

A combinação de vários alimentos saudáveis e de características diferentes ajuda a fornecer todos os nutrientes necessários para a ativação e bom funcionamento do organismo, tendo um importante papel no metabolismo e no controlo de peso. Conheça de seguida as nossas dicas:

– Comece o seu dia com um copo de água, antes mesmo do pequeno-almoço. Além de ajudar os seus intestinos a funcionarem melhor, irá promover a correta hidratação do seu corpo.

– Os cereais, nomeadamente os integrais, são ótimas fontes de energia e de fibra. Por isso, para tornar o seu pequeno-almoço mais saudável, prefira pão integral ou cereais integrais e com baixo teor de açúcar. Já pelo contrário, deve evitar ao máximo os cereais mais doces, com pouca fibra e muito açúcar.

– Aposte nos laticínios. Apesar de cada vez mais existirem muitos mitos à volta do leite e seus derivados, na realidade, continuam a ser uma opção muito interessante, fonte de proteínas, cálcio e outros minerais e vitaminas. Contudo, se não gosta de leite ou é intolerante à lactose, há opções como o leite de soja ou similares.

– Inclua sempre uma peça de fruta no seu pequeno-almoço, preferencialmente com a casca (quando possível). Rica em minerais, vitaminas e fibras, a fruta irá tornar o seu pequeno-almoço ainda mais saudável, completo e nutritivo. Pode também optar por um sumo de fruta. Mas atenção, deve ser natural e feito na hora. Dessa forma estará a garantir que usufrui de todos os seus nutrientes.

Siga estas dicas diariamente e começará a sentir a diferença no seu bem-estar e no controlo de peso.

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