Dicas curiosas para ajudar a evitar os mosquitos

Dicas curiosas para ajudar a evitar os mosquitos

737
0
COMPARTILHE

Além de extremamente incómodos durante a noite, os mosquitos podem ainda ser um veículo de transmissão de doenças. Como tal, conhecer algumas dicas para afugentar estes insetos é importante para garantir uma noite descansada e evitar potenciais riscos de doenças. Conheça de seguida algumas dicas curiosas para ajudar a evitar os mosquitos.

Dicas naturais e saudáveis para afugentar os mosquitos

Todos já conhecem as soluções convencionais para evitar os mosquitos, nomeadamente os repelentes. Contudo, estes produtos incluem vários químicos e pesticidas, que além de afugentar os mosquitos, trazem alguns problemas para o próprio ser humano. Componentes como a permetrina ou o inseticida DEET, podem ser bastante prejudiciais para a saúde humana. Sem falar, claro, do facto de nem sempre funcionarem. Para o ajudar a evitar os mosquitos de uma forma natural, deixamos de seguida várias dicas bem interessantes e surpreendentes, mas bem eficazes. Saiba mais.

Dica nº 1 – Escolher roupas mais claras

Muitas pessoas, de modo a protegerem-se das picadas dos mosquitos, cobrem-se com muita roupa. E se dessa forma se consegue alguma proteção, também é verdade que os mosquitos conseguem picar através da roupa. No entanto, é mais eficaz a escolha correta da sua cor, e nem tanto a quantidade. Assim, as cores claras têm um efeito dissuasor dos mosquitos, e como tal, prefira roupas com tonalidades bem clarinhas para ajudar a manter esses insetos longe da sua pele.

Dica nº 2 – Óleos essenciais

Os óleos essenciais, retirados de várias plantas, contêm muitas propriedades benéficas para o ser humano. Além das suas características medicinais, estes óleos têm ainda outras utilidades bem interessantes. No que diz a óleos essenciais com capacidade de afugentar os mosquitos, destacamos os seguintes: gerânio, citrolena de Java e eucalipto azul.

Para usar estes óleos essenciais de modo a afugentar os mosquitos há várias opções:

– colocar algumas gotas na roupa;
– misturar com água num spray de modo a poder borrifar a roupa ao longo do dia;
– juntar no seu creme hidratante ou misturar com outro óleo vegetal (por exemplo, de jojoba, coco, ou outro), aplicando depois na pele;
– utilizar um difusor aromático com os óleos essenciais referidos.

É importante referir que para que este método tenha o efeito pretendido são necessárias várias aplicações ao longo do dia, e ainda, a utilização de óleos essenciais puros e devidamente certificados.

Dica nº 3 – Flores de calêndula

Esta dica é uma dica preventiva, pois ajuda a evitar que os mosquitos se aproximem de um determinado local. As flores de calêndula libertam um aroma que tem como característica repelir os mosquitos. Assim, além de trazer também várias propriedades medicinais que podem ser bastante úteis em casa, as flores de calêndula irão servir para evitar que estes insetos se aproximem dela. Para utilizar este método basta plantar flores de calêndula à volta da sua casa ou de outro local que você queira protegido dos mosquitos. Pode colocar no jardim, no muro ou até no parapeito das janelas.

Siga estas dicas e verá que conseguirá evitar os mosquitos de uma forma natural e eficaz.

COMPARTILHE

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA