Conheça 7 dicas para correr quando tem peso a mais

0
16150

A corrida é um dos melhores exercícios para quem precisa de perder peso. Além de tonificar um grande número de grupos musculares, a corrida é ainda uma atividade física aeróbia, ajudando por isso a queimar muitas calorias. No entanto, correr tem também os seus contras, especialmente para quem tem peso a mais. Afinal, o impacto e a pressão sobre ossos e articulações é maior quanto maior for o peso, e como tal, é essencial ter alguns cuidados para evitar lesões. Confira de seguida as nossas 7 dicas para correr quando tem peso a mais.

corrida-peso-a-mais

Cuidados a ter ao correr com peso a mais

Como referimos atrás, a corrida é um excelente exercício para quem tem peso a mais, já que ajuda a queimar a massa gorda em excesso e a aumentar a massa magra. Mas, para isso, deve antes avaliar a sua capacidade física e planear o treino com um profissional da área, de modo a evitar problemas de saúde e lesões. Descubra de seguida 7 dicas para correr quando tem peso a mais.

Dica 1 – A primeira dica está relacionada com uma ida ao médico. Mesmo que se sinta preparado para começar a correr, pode haver alguma restrição, e como tal, é essencial consultar o seu médico para fazer uma avaliação física.

Dica 2 – Os treinos de corrida devem ser planeados por um profissional, de modo a ter um plano individual adequado às suas necessidades, objetivos e capacidades de cada indivíduo. Por vezes, e dependendo do excesso de peso, o treino pode até iniciar com caminhada, e apenas mais tarde, evoluir para a corrida. Mas para que esse planeamento seja feito de uma forma correta, deve pedir ajuda a um profissional (treinador, preparador físico, personail trainer, etc.).

Dica 3 – O indivíduo com peso em excesso corre maior risco de sofrer lesões em ossos e articulações na zona do tornozelo e joelho. Como tal, para reduzir esse risco, deve aumentar a musculatura nas pernas e do core. Entre os exercícios mais indicados destacamos as abdominais, prancha e agachamentos.

Dica 4 – É muito importante manter o seu treino nos limites considerados saudáveis para o seu coração. Assim, calcule as suas batidas cardíacas, de modo a controlar esses níveis durante o treino. Para calcular siga a seguinte fórmula: 208 – (0,7 x idade). Por exemplo, se tem 32 anos, será 208 – (0,7 x 32), o que dá um valor aproximado de 186. Este é o número máximo de batidas que deve ter no treino. Para controlar durante o treino pode usar um aparelho próprio.

Dica 5 – Correr no asfalto, apesar de parecer a opção mais prática, não é a melhor. O piso duro aumenta bastante o risco de lesões. Prefira por isso escolher percursos de terra, relva ou um piso adequado. Outra opção é a esteira.

Dica 6 – Defina metas para cada mês que possam ser cumpridas e aumentadas gradualmente de mês para mês. Dessa forma, é mais fácil manter a motivação e o foco.

Dica 7 – Uma das formas de manter a motivação é correr com companhia. Ao praticar corrida com outras pessoas com objetivos semelhantes, conseguirá manter-se motivado ao longo do seu percurso de perda de peso.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here