Conheça 11 benefícios da caminhada para a mente e corpo

0
6732

A caminhada é um dos exercícios mais populares em todo o mundo. Não exige nenhuma habilidade em particular, pode ser feita em qualquer local e a qualquer hora, não obriga a nenhum gasto especial, e ainda, não tem restrição de idade. Além disso, é uma atividade física que não exige um esforço muito grande, fácil de iniciar, mesmo para quem não pratique qualquer tipo de exercício.

11 benefícios da caminhada para a mente e corpo

Sabia que, para alguém que não faz qualquer desporto ou atividade física, bastam 10 minutos diários para ao fim de uma semana já existirem efeitos percetíveis na saúde do seu organismo? Na realidade, além de todas as vantagens enumeradas atrás, a caminha oferece muitos benefícios para a saúde. Conheça de seguida 11 benefícios da caminhada para a mente e corpo.

caminhada

1 – Pulmões mais eficientes e limpos

As caminhadas regulares ajudam a aumentar a capacidade das trocas gasosas dos pulmões com o exterior, o que ajuda a oxigenar mais o sangue, e ainda, a limpar as vias nasais e os sacos alveolares.

2 – Melhora a circulação

Estudos mostram que uma caminhada de cerca de 40 minutos consegue diminuir a pressão arterial nas 24 horas após o fim do treino. Isto porque o aumento do fluxo sanguíneo durante a caminhada ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, que consequentemente reduz a pressão arterial. Além disso, o aumento da circulação do sangue facilita a irrigação dos tecidos mais periféricos e tonifica o músculo cardíaco.

3 – Combater a depressão

Qualquer atividade física, caminhada incluída, provoca no organismo a libertação de endorfina, hormona responsável por sensações de relaxamento e alegria. E como sempre que caminha sente-se melhor, você irá sentir mais força e vontade para continuar a caminhar, o que irá ajudar a combater quadros depressivos.

4 – Ajuda a controlar o apetite

De acordo com um estudo, caminhar pode ajudar a reduzir o hábito de comer doces. Além disso, como o stress é uma das principais razões para a ingestão exagerada de chocolates e outros doces, os efeitos relaxantes da caminhada ajudam a controlar esses apetites.

5 – Aumento da sensação de bem-estar

A caminhada, especialmente em áreas agradáveis, como parques, zonas junto ao rio ou mar, ou mesmo na natureza, ajudam bastante a aumentar a auto estima e o bem-estar, com grandes benefícios para a saúde mental.

6 – Controlo de peso

A maioria das pessoas que começou a caminhar como atividade física fê-lo com o intuito de perder peso. E na realidade, se mantiver ou reduzir a sua ingestão calórica habitual, e começar a gastar mais que o normal devido às caminhadas, é natural e matemático que o corpo irá perder massa gorda e peso. Além disso, a caminhada ajuda ainda a elevar o metabolismo durante o dia, o que facilita o gasto das calorias.

7 – Combate a osteoporose

A caminhada leve é um desporto de baixo impacto, o que o torna especialmente útil para pessoas com alguns problemas articulares e ósseos. Além disso, mesmo o impacto dos pés no solo pode ter um efeito bastante interessante para os ossos, provocando vários estímulos que irão facilitar a absorção do cálcio. E ossos ricos em cálcio são mais resistentes, e assim, menos propensos a sofrerem de osteoporose.

8 – Diabetes

Durante a prática da caminhada e devido ao aumento do fluxo sanguíneo, o pâncreas aumenta a produção de insulina, substância responsável pela absorção da glicose por parte das células.

9 – Melhora a saúde do cérebro

De acordo com vários estudos, caminhar com frequência ajuda a retardar o envelhecimento e a melhorar a saúde do sistema nervoso. Na realidade, os estímulos recebidos durante a caminhada aumentam a velocidade com o que cérebro responde a esses estímulos, melhorando ainda a coordenação.

10 – Melhora a saúde cardiovascular

Como referimos mais em cima, a caminhada ajuda a reduzir a pressão arterial, o que resulta na prevenção de episódios do foro cardíaco e vascular, como infartos e derrames. Além disso, a caminhada ajuda a regular os níveis de colesterol.

11 – Reduz a sonolência

A caminhada estimula o organismo a libertar substâncias estimulantes, cujo efeito prolonga-se após o exercício, deixando o corpo mais desperto nas horas seguintes. E como o organismo gasta uma quantidade importante de energia durante esse treino, quando chega a hora de se deitar, as pessoas adormecem mais rapidamente e têm um sono com melhor qualidade.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here