Benefícios de natação para emagrecer

Benefícios de natação para emagrecer

9011
0
COMPARTILHE

Muito se tem discutido acerca da efetividade da natação para perder peso e gordura. E o facto é que são muitos os estudos que se contradizem, deixando muitas dúvidas acerca da real eficácia da prática desse desporto que tem tanto de divertido como de refrescante. No artigo que elaborámos para si, vamos dizer-lhe alguns dos benefícios da natação para o emagrecimento, deixando depois ao seu critério o seguir ou não da natação.

Diminui a gordura corporal

Nadar tem um gasto calórico elevado. Estima-se que numa hora em esforço médio, pode gastar entre 500 e 600 calorias. Por experiência própria lhe digo que na passadeira perde entre 300 a 400 com um esforço moderado no mesmo período. Ora, por aqui se infere que a natação emagrece. O problema fundamental é que, quando acaba a prática, você está com uma fome imensa. É natural, dado o elevado gasto de energia pelo que o seu corpo acabou de passar. Se conseguir resistir às tentações neste período, vai emagrecer rápido.

Melhora o seu sistema respiratório e cardiovascular

A natação é o melhor desporto para combater a bronquite e a asma. O esforço natatório alarga o pulmão, facilitando a respiração e combatendo tais patologias. Além do mais, desenvolve o seu miocárdio, o que só pode fazer bem ao seu sistema cardiovascular. Em suma, nadar cuida de duas das máquinas fundamentais do seu corpo.

Bem-estar e autoestima

Nadar é divertido e, invariavelmente, vai deixá-lo com uma paz interior e um bem-estar imenso. Além do mais, vai-se sentir bem consigo próprio no fim de um exigente treino na piscina.

Prevenção de doenças

Nadar fortalece, como já dissemos, o seu coração, o previne por si só doenças cardiovasculares. Além do mais, ajuda o funcionamento do seu sistema imunológico.

Definição muscular do corpo

A natação trabalha todos os músculos do corpo. Há, até, quem lhe chame o desporto do “corpo humano em harmonia e movimento”. Por isso, a prática regular e frequente vai fazer com que desenvolva toda a parte muscular do seu corpo. Vai, portanto, além de emagrecer devido ao gasto calórico elevado, definir o seu corpo, dando-lhe uma silhueta magra e um corpo com aquela definição ténue que fica tão bem. Não se iluda: não irá ficar com um corpo muito musculado. Apenas adquirirá uma leve definição, sendo que para maior desenvolvimento muscular deverá complementar com trabalhos com pesos.

Ah! E se não aprecia natação pura, os desportos aquáticos não se resumem a isso. A água oferece muito mais, ora veja:
* Polo aquático
* Saltos para a água
* Natação sincronizada
* Mergulho Aquático

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA