Benefícios do chá de erva-cidreira

0
9375

O chá é hoje em dia a segunda bebida mais popular em todo o mundo, sendo consumido tanto como uma forma de prazer, mas também, como um remédio natural. Devido às suas propriedades medicinais, esta bebida é apropriada para tratar e aliviar muitos problemas de saúde. Existe um número muito grande de chás, e os seus benefícios estão diretamente relacionados com as substâncias que compõem as folhas ou outros elementos da planta utilizadas na sua confeção. Um dos chás mais comuns é o chá de erva-cidreira. Esta planta cresce facilmente em campos e jardins, sendo muito habitual na Europa e no Brasil. Como tal, é uma das plantas mais utilizadas nestes locais para fazer chá. Conheça os principais benefícios do chá de erva-cidreira e aprenda a fazer este chá.

cha-erva-cidreira

Benefícios do chá de erva-cidreira

O chá de erva-cidreira é utilizado como remédio caseiro natural para inúmeros problemas. Os seus benefícios decorrem sobretudo pela existência de tanino, o princípio ativo da erva-cidreira, que tem propriedades medicinais importantes. Além disso, a erva-cidreira é também expectorante, calmante e diurética. Os principais benefícios que pode usufruir através do consumo do chá de erva-cidreira incluem o combate à diarreia, controlo de ansiedade e auxílio na digestão. De seguida conheça a lista completa dos benefícios do chá de erva-cidreira.

 

O chá de erva-cidreira:

– ajuda a aliviar as cefaleias (dores de cabeça);

– ajuda a prevenir problemas renais;

– auxilia o bom funcionamento do sistema digestivo;

– previne problemas digestivos;

– combate os gases intestinais, aliviando cólicas;

– alivia cólicas menstruais;

– ajuda a aliviar a tosse;

– melhora a qualidade do sono.

 

Como vê, o chá de erva-cidreira, além de ajudar a aliviar alguns problemas de saúde, promove ainda o seu bem-estar. Mas os benefícios do chá de erva-cidreira não se limitam aos mencionados. Quando associados ao sumo de limão, ajuda também a eliminar o catarro, e ainda, a combater a retenção de líquidos. De seguida saiba como fazer chá de erva-cidreira.

 

Fazer chá de erva-cidreira

Existem dois métodos para fazer chá de erva-cidreira: o método tradicional, onde as folhas são fervidas juntamente com a água, e ainda, o método de infusão, onde as folhas são colocadas em água já fervente, bastando depois deixar repousar e arrefecer enquanto as substâncias são assimiladas pela água. O método mais eficaz é o da infusão, já que no outro o chá perde algum do seu efeito. Assim, o método seguidamente apresentado é o da infusão.

 

Ingredientes:

– folhas de erva-cidreira (três colheres de sopa);

– um copo de água.

 

Como preparar

Coloque a água ao lume, e quando levantar fervura, desligue e adicione as folhas. Utilize apenas as folhas da cidreira, preferencialmente frescas, não usando caule. Deixe repousar durante alguns minutos, com o recipiente tapado. A cor da água irá ficar com uma tonalidade amarela. Quando estiver a uma temperatura agradável, tem apenas de coar, juntar um pouco de açúcar ou mel, e beber. Para aproveitar todos os seus benefícios, deve beber 2 a 3 chávenas por dia.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here