Aproveite todas as propriedades do limão

0
5040

O limão é um dos frutos mais populares em todo o mundo. Mas a pergunta impõe-se: porquê, visto ser um fruto tão amargo? A verdade é que este cítrico, além de muitas utilidades para a casa, é ainda um fruto muito nutritivo e saudável, com inúmeras propriedades medicinais. Conheça de seguida as propriedades do limão e saiba mais sobre como aproveitar este fruto ao máximo.propriedades-limao

Benefícios do limão

1 – O limão é rico em propriedades antioxidantes, essenciais para combater os radicais livres, e assim, manter a pele, mas também, órgãos como a visão, saudáveis.

2 – Uma das propriedades do limão é o facto de os seus ácidos terem um efeito oxidativo sobre as gorduras, estimulando uma metabolização mais rápida. Dessa forma, ajudam a manter os níveis de colesterol mais saudáveis.

3 – O limão é um fruto rico em vitamina C, e como tal, aumenta a capacidade do organismo absorver o ferro. Este mineral é essencial para evitar doenças como o escorbuto, mas também, para ajudar a reforçar articulações e ossos.

4 – Além da vitamina C, o limão é também rico em vitamina B e minerais como o fósforo, cobre, magnésio, cálcio, potássio, zinco e ferro. É assim um fruto repleto de nutrientes reguladores e protetores, essenciais para reforçar o sistema imunológico.

5 – A vitamina C, na qual o limão é rico, ajuda a prevenir doenças infecciosas.

6 – Sendo um fruto rico em potássio e baixo em sódio (sal), é ótimo para substituir o sal no tempero de saladas, já que irá ter um efeito benéfico na tensão arterial. Além disso, a sua salada ficará mais nutritiva.

7 – As várias vitaminas presentes neste fruto irão ajudar a manter a saúde do cabelo, unhas e pele.

8 – O sumo de limão tem propriedades depurativas, sendo por isso um excelente desintoxicante.

9 – O limão é excelente para desinfetar pequenas feridas, cortes e picadas de insetos, pois tem potentes propriedades cicatrizantes e anti bacterianas.

10 – O limão é um excelente digestivo já que estimula a produção de sucos digestivos como o suco gástrico e a saliva. Dessa forma facilita o processo da digestão dos alimentos. Ajuda ainda a combater prisão de ventre ou inflamação intestinal.

11 – O limão é também conhecido por ajudar a aliviar os sintomas de doenças alérgicas relacionadas com o sistema respiratório.

12 – Entre as várias propriedades do limão estão vários benefícios relacionados com o sistema nervoso e o cérebro. Estes benefícios advêm sobretudo, não do seu sumo, mas sim da sua casca.

13 – Outra das propriedades do limão para a saúde do organismo humano está relacionada com os níveis de açúcar no sangue. Assim, o consumo de limão ajuda a reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea, sendo por isso um fruto muito útil para diabéticos.

Sendo um fruto tão benéfico para a saúde do organismo, é importante começar a integrá-lo frequentemente na sua dieta diária. No entanto, e apesar de todos os seus benefícios, o limão não cura nada. Se tem algum destes problemas de saúde, deve continuar a seguir as recomendações do seu médico.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here