Aprenda a melhorar o fôlego durante a corrida

0
8139

Correr é um dos exercícios mais democráticos e populares que existem, sendo cada vez mais a escolha preferida de muitas pessoas para fazer desporto. Se você quer evoluir e melhorar o seu rendimento a correr, então há alguns pontos importantes: as suas pernas, o seu coração, e claro, os seus pulmões. Porque para correr bem não basta ter pernas musculadas e um coração saudável. Saber respirar é essencial. Se não souber inspirar e expirar corretamente limitará a sua capacidade respiratória, com efeitos negativos para o seu rendimento desportivo. No entanto, é possível melhorar o fôlego de modo a controlar mais corretamente a sua respiração e melhorar a sua performance. Aprenda de seguida a melhorar o fôlego durante a corrida.

corrida-folego

Técnicas para melhorar o fôlego quando corre

– Respirar corretamente

Quanto maior é o esforço, maior a dificuldade em controlar a respiração, pois quanto mais ofegante estiver, mais difícil é manter a respiração certa. Marque por isso a sua respiração durante a corrida através dos passos dados: a cada três passos inspire, expirando ao fim dos três passos seguintes. Outro ponto importante é inspirar sempre pelo nariz, expirando pela boca. Quando mais inspirar pela boca, mais cansado irá sentir-se.

– Controlar a velocidade

Quando o corpo começa a ser levado ao limite é normal que ele necessite de mais alguma coisa para se manter nesse nível. É por isso que o fôlego aumenta, de modo a levar mais oxigénio às células. Por isso, quando começar a sentir o seu fôlego a descontrolar, reduza a velocidade e permita que o seu organismo fique em equilíbrio. Aliás, o ideal para aumentar a sua capacidade respiratória é través de corridas mais longas e lentas.

– Intercalar corrida e caminhada

Nos primeiros tempos o ideal é intercalar corrida e caminhada, permitindo que o seu corpo vá desenvolvendo uma capacidade respiratória adequada. Inicialmente comece com mais caminhada que corrida, e ao longo do tempo, troque até que o tempo de corrida seja maior. A dada altura irá conseguir correr o período todo sem problemas com o seu fôlego.

– Treinar de forma regular

É importante referir que se treinar de uma forma frequente estará mais apto a praticar uma determinada atividade física sem se cansar tão depressa. Pessoas que treinem poucas vezes têm naturalmente uma capacidade aeróbia menor, o que irá ter consequências na sua capacidade física. É assim normal nestes casos o fôlego ser menor e o atleta cansar-se mais rapidamente. Por isso, se treina pouco, comece a ser mais consistente nos seus esforços e verá que o seu fôlego melhorará consideravelmente.

– Complemente com outros desportos

Existem desportos que, apesar de trabalharem músculos diferentes, são ótimos para desenvolver a capacidade respiratória. O ciclismo, a natação ou o futebol são alguns exemplos. A sua capacidade física irá aumentar e o seu fôlego será muito mais fácil de controlar quando correr.

Siga as nossas dicas e comece já a melhorar o seu fôlego e a aumentar o seu rendimento na corrida.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here