Abdominais hipopressivos – Saiba o que é e como fazer

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Se você treina regularmente os seus abdominais, e não está contente com os resultados, então neste artigo poderá conhecer um novo método para tonificar a sua barriga. Os abdominais são os melhores exercícios para tornar a sua barriga mais lisa e com um aspeto mais firme e menos flácido. Contudo, nem todas as mulheres conseguem os resultados desejados. Se é esse o seu caso, aproveite e experimente este novo método. Saiba mais sobre os abdominais hipopressivos, os seus benefícios e como se fazem.

 

O que são abdominais hipopressivos

No método tradicional, os exercícios abdominais têm um efeito hiperpressivo (pressão elevada) sobre a zona abdominal. Isto vai aumentar a pressão sobre a zona pélvica, especialmente nas mulheres, podendo causar incontinência urinária, e ainda, promover a saída do abdómen para fora. Ora, a ideia é tornar a sua barriga mais lisa, o que pelo método tradicional nem sempre acontece, mesmo que perca massa gorda e tonifique os seus músculos. Os abdominais hipopressivos são feitos de forma diferente do método tradicional, e através da contração dos músculos abdominais com o movimento de respiração diafragmática, os efeitos tornam-se mais eficazes e mais benéficos para o seu corpo e para a sua barriga. Assim, através deste método consegue reforçar a zona abdominal e aumentar o tónus dos músculos em repouso. Conheça de seguida os vários benefícios que pode usufruir da prática dos abdominais hipopressivos.abdominais-hipopressivos

 

Benefícios dos abdominais hipopressivos

Ao preferir este método de exercícios abdominais, estará a ganhar um leque variado e importante de benefícios para o aspeto da sua barriga, mas também na saúde do seu organismo.

– redução do perímetro abdominal;

– fortalecimento dos músculos abdominais e do pavimento pélvico;

– melhoria da postura;

– prevenção da incontinência urinária;

– melhoria da capacidade sexual (devido ao aumento da vascularização na zona pélvica);

– melhoria da capacidade anaeróbia;

– redução do risco de lesões musculares e articulares na prática desportiva;

– prevenção de hérnias abdominais, discais e inguinais;

– prevenção da descida de órgãos internos;

– regularização do trânsito intestinal.

 

Como fazer abdominais hipopressivos

Os abdominais hipopressivos podem ser feitos em várias posições: deitado, na posição de quatro apoios ou sentado. No entanto, a posição onde se torna mais fácil realizar este tipo de abdominais é sentado. Se possível, deve fazer os abdominais acompanhado por um preparador físico ou fisioterapeuta, de forma a minimizar o risco de lesões e maximizar o seu esforço. Contudo, tal não é absolutamente necessário, podendo fazer sozinho em casa ou no ginásio. De seguida explicamos como fazer abdominais hipopressivos.

1 – Encolher a barriga enquanto expira o ar dos seus pulmões (movimento de encolher a barriga puxando o umbigo bem para dentro);

2 – Depois de a barriga estar bem para dentro, contrair o músculos do abdómen e manter essa posição durante 15 segundos;

3 – Chegados ao fim desses 15 segundos, respire normalmente mas mantendo ainda os abdominais contraídos por alguns segundos. Por fim, relaxe os seus músculos.

Deve fazer cinco séries de abdominais hipopressivos de 15 segundos todos os dias.

Veja o vídeo!



4 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    Gostei muito dessa matéria.
    Sou do Brasil e não conheço profissionais que façam isso aqui.
    Gostaria de saber se os abdominais hipopressivos tem alguma contra indicação para quem já fez cirurgia de hérnia umbilical.
    Já tive filhos e as fibras musculares abdominais se separaram um pouco. Esses exercícios podem ajudar a juntá-los novamente?
    Obrigada.

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