12 razões para beber mais água por dia

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O principal componente do corpo humano é a água. Como tal, não é difícil chegar à conclusão de que este precioso líquido desempenha um papel essencial no funcionamento e na estrutura do organismo do Homem. No entanto, a maioria das pessoas bebe menos água do que aquela que deveria beber por dia. As razões para uma ingestão deficiente são várias, sendo as mais comuns o beber apenas quando se sente sede, esquecer-se, ou então, não gostar do sabor da água. Mas, tendo em conta os inúmeros benefícios da ingestão adequada de água para o bem-estar e a saúde do organismo humano, é importante que quem bebe menos água do que deveria, comece a fazer um esforço para elevar essa quantidade. Conheça de seguida a quantidade de água ideal para si, e ainda, 12 razões para aumentar a quantidade de água que bebe por dia.

beberagua

Qual a quantidade de água que você deve beber por dia?

Um dos mitos relacionados com a água é que a quantidade ideal é entre 1,5 a 2 litros de água. No entanto, será que a quantidade de água ingerida por uma pessoa de 98 kg deve ser assim tão idêntica à de uma pessoa com 54 kg? A resposta é obviamente não. Como tal, especialistas chegaram a uma fórmula simples que permite a qualquer pessoa conhecer a quantidade ideal de água que deve ingerir diariamente. Assim, no caso dos homens, estes deverão beber 1 litro por cada 30 kg de peso. Por exemplo, um homem com 70 kg deverá beber por dia aproximadamente 2,3 litros. Já nas mulheres, o valor ideal é de 1 litro por cada 25 kg de peso. Por exemplo, uma mulher com 50 kg deverá beber 2 litros diários.

Claro que uma pessoa que deva beber idealmente 2,5 litros de água, e que atualmente apenas consuma 1 litro por dia, não deve imediatamente começar a ingerir mais 1,5 litros. Este aumento deve ser gradual, e qualquer esforço para se aproximar do seu valor ideal será um passo em frente rumo a uma vida mais saudável e com maior bem-estar. Conheça de seguida 12 razões que o devem levar a aumentar a quantidade de água que bebe por dia.

12 razões para aumentar a quantidade de água que bebe por dia

Razão nº 1 – De acordo com um estudo norte-americano, a correta ingestão de água reduz os riscos de ataque cardíaco, já que a água ajuda o sangue a ficar mais fluído, e dessa forma, reduzindo as possibilidades de desenvolvimento de problemas circulatórios como derrames e infartos.

Razão nº 2 – Existem dois elementos fundamentais para um trânsito intestinal regular e sem problemas: as fibras e a água. A água, além de ajudar a lubrificar as paredes dos intestinos, confere maior humidade às fezes, o que as torna mais fáceis de movimentar pelo tubo digestivo. Dessa forma, aumentar a quantidade de água que bebe irá ajudar a evitar prisão de ventre, podendo ainda prevenir a flatulência.

Razão nº 3 – Beber mais água ajuda o organismo a absorver mais facilmente alguns nutrientes essenciais. Algumas vitaminas, como a C e a B, são hidrossolúveis, e como tal, apenas podem ser transportadas na presença da água.

Razão nº 4 – Um dos maiores perigos da pele é a falta de hidratação. Uma pele seca é muito mais suscetível para o aparecimento de borbulhas, acne e rugas. Para manter a sua pele jovem e saudável não basta aplicar produtos hidratantes. Deve por isso beber mais água, pois um corpo hidratado tem uma pele mais protegida e saudável.

Razão nº 5 – Uma das principais razões para o aparecimento de cãibras é a falta de água na musculatura. Como tal, beber mais água ajuda a manter o equilíbrio muscular, e dessa forma, a prevenir mais facilmente estas contrações involuntárias.

Razão nº 6 – Beber mais água irá ajudá-lo a libertar-se mais rapidamente das substâncias tóxicas naturalmente produzidas pelo corpo humano. Quando menos água beber, mais tempo estas substâncias ficarão retidas no organismo, o que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças. Beba mais água e mantenha o seu organismo limpo.

Razão nº 7 – Ao beber mais água, mais facilmente os rins poderão fazer o seu trabalho de filtrar o sangue. Se beber pouca água, os minerais que devem ser excretados irão estar diluídos em menos água, o que pode levar à formação de pedras nos rins.

Razão nº 8 – A água é o principal constituinte do sangue, e como tal, ao aumentar a quantidade de água ingerida diariamente, o sangue tem maior capacidade de realizar a função de transportar nutrientes para as células.

Razão nº 9 – Aumentar a quantidade de água bebida por dia ajuda a elevar o metabolismo corporal. Dessa forma, beber mais água significa uma ajuda extra para perder aqueles quilitos a mais, ou pelo menos, a manter o peso que tem.

Razão nº 10 – A água, sem qualquer adição, pode ajudar a regular a pressão sanguínea. Como tal, se tem problemas circulatórios, é uma boa ideia aumentar a água que bebe diariamente.

Razão nº 11 – Quando o corpo humano está devidamente hidratado, os olhos ficam mais protegidos contra a secura, e dessa forma, mais resguardados de lesões nos olhos. Assim, aumentar a água que bebe por dia irá promover um nível de hidratação mais elevado, e dessa forma, ajudar a prevenir infeções e inflamações oculares.

Razão nº 12 – Durante a realização de atividade física, a perda de água através do suor é bastante grande. A razão para este facto deve-se à necessidade que o corpo tem de eliminar os produtos tóxicos produzidos durante a libertação de energia nos músculos, mas também, para regular a temperatura corporal. Sendo assim, uma hidratação de água adequada ajuda a manter o rendimento físico elevado durante todo o exercício.



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