10 Benefícios em beber água com limão de manhã

5
21117

O limão é um dos alimentos mais benéficos para a saúde. Rico em ácido cítrico, magnésio, cálcio, vitamina C, e ainda, pectina, limoneno e bioflavonoides, o limão possui diversas propriedades importantes para a manutenção da saúde do organismo. Entre as suas propriedades destacam-se a estimulação do sistema imunitário, o combate a infeções virais e antibióticas, e ainda, o auxílio à perda de peso. O limão é portanto um daqueles alimentos essenciais na sua dieta. Muitos dos benefícios do limão têm maior eficácia ao ser bebido logo de manhã, misturado em água morna. Conheça de seguida os 10 benefícios em beber sumo de limão de manhã.

???????????

Como fazer o sumo de limão

Para fazer este sumo de limão vai necessitar de limões frescos e água morna purificada. Não deverá ferver a água, nem usá-la fria. Quanto mais fria estiver a água, maior dificuldade o corpo terá de a assimilar. De manhã, ao acordar, basta espremer metade de um limão para um copo de água morna, e bebê-la em jejum. Para usufruir dos benefícios do sumo de limão, você deve fazê-lo, e não usar sumo engarrafado.

10 Benefícios em beber água com limão de manhã

1 – Desintoxicante
Devido às suas propriedades diuréticas, o sumo de limão irá auxiliar a desintoxicação do organismo. Ao aumentar a frequência urinária, o sumo de limão irá estimular a eliminação mais rápida de toxinas, o que promove a saúde das vias urinárias e de todo o corpo. Outra importante função desintoxicante do sumo de limão deve-se à presença do ácido cítrico. Este irá ajudar auxiliar a enzima responsável pela estimulação do fígado, ajudando por isso à desintoxicação do organismo.

2 – Equilíbrio dos níveis de pH
Apesar de ácidos, o limão é um alimento que se torna alcalino no organismo humano. Isto acontece porque o ácido cítrico, ao ser metabolizado, não cria acidez. Tanto o ácido ascórbico (vitamina C) como o ácido cítrico, são ácidos facilmente metabolizados pelo corpo humano, o que resulta na libertação do seu conteúdo mineral, que promove a alcalinização do sangue. Assim, ao beber sumo de limão todas as manhãs, conseguirá promover a eliminação da acidez no corpo, combatendo por exemplo o ácido úrico nas articulações. Este ácido é um dos principais responsáveis pela inflamação e dor.

3 – Hidratação do organismo
O sumo de limão com água morna ajuda a repor os fluidos perdidos pelo organismo, mantendo-o hidratado. A insuficiência de água pode causar problemas sérios ao corpo humano, como falta de energia, prisão de ventre, fadiga, lentidão, pressão baixa, insónias, diminuição da capacidade imunológica, entre outras.

4 – Emagrecimento
O limão tem diversas propriedades importantes num processo de emagrecimento. Estudos realizados mostram que dietas mais alcalinas têm um efeito mais eficaz na redução de peso. Além disso, o limão, devido à presença da pectina, ajuda a saciar mais depressa a fome, controlando dessa forma o apetite. Por fim, devido à vitamina C, e às suas propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes, o sumo de limão é um potente antioxidante.

5 – Ajuda na digestão
O sumo de limão tem diversas propriedades que vão ajudar a uma digestão mais correta e eficaz. Além de ajudar a desintoxicar o organismo, através da eliminação de toxinas e outros materiais indesejados do tubo digestivo, irá também estimular a produção de bílis, importante na digestão de gorduras. O sumo de limão tem ainda um papel importante no alívio de sintomas de indigestão, como arrotos, ardor no estômago e distensão abdominal.

6 – Limpeza e saúde da pele
Devido às suas propriedades alcalinizantes e desintoxicantes, o limão é um alimento bastante útil para a limpeza e saúde da pele. Assim, ao beber sumo de limão todas as manhãs, estará a combater os radicais livres que desgastam e envelhecem a pele, mas também, a ajudar a eliminar rugas, manchas e pequenas cicatrizes. Além disso, tendo propriedades antibacterianas e alcalinizantes, irá ajudar a combater algumas bactérias responsáveis pela acne, promovendo por isso uma pele mais saudável e bonita. O sumo de limão, sendo diurético e desintoxicante, é igualmente um auxílio poderoso para o combate à retenção de líquidos, responsável por uma pele com o aspeto de casca de laranja. Por fim, o sumo de limão pode também ser usado para limpar o rosto, mãos e peles oleosas.

7 – Propriedades energéticas e de estimulação do humor
Devido à sua composição iónica, o limão é um alimento que tem propriedades energéticas. Além disso, o seu aroma ajuda a melhorar o humor. O limão também tem substâncias conhecidas por combater e depressão e a ansiedade.

8 – Cicatrização
A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é uma substância fundamental na manutenção da saúde de cartilagens, ossos e tecido conjuntivo, tornando-se assim muito importante no processo de cicatrização e de cura de feridas. Além disso, tendo propriedades anti-inflamatórias, o sumo de limão terá um papel importante na recuperação de lesões.

9 – Estimulação do sistema imunitário
O sumo de limão contém diversas substâncias que irão estimular e ajudar o sistema imunitário a combater infeções e a manter o organismo a funcionar corretamente. A vitamina C, presente abundantemente no limão, ajuda a combater os processos inflamatórios, facilita a absorção de ferro por parte do organismo, e ainda, auxilia no tratamento de várias doenças respiratórias, como a asma ou o resfriado. O sumo de limão tem ainda propriedades antivirais e antibacterianas, e contêm saponinas, que ajudam a diminuir o catarro. Por fim, o limão é rico em potássio, o que irá estimular a função nervosa e ajudar a controlar a pressão arterial.

10 – Melhora o hálito
Juntamente com o iogurte e a menta, o limão é dos melhores alimentos para combater e eliminar o mau hálito. Devido às suas propriedades, o limão ajuda a aliviar gengivites e dores de dentes, e a combater os responsáveis pelo mau hálito. Contudo, devido ao facto do ácido cítrico poder desgastar e corroer o esmalte dos dentes, é importante ter alguns cuidados com o uso do limão. Assim, deve beber o sumo de limão bastante tempo depois de ter escovado os dentes, ou então, lave os dentes antes de beber o sumo. Depois de beber o sumo, deve igualmente lavar a cavidade bucal com água purificada.



5 COMENTÁRIOS

  1. Bom artigo!

    Só queria acrescentar que é importante usarem uma palhinha, porque o limão desgasta o esmalte dentário. Assim, é importante evitar o contacto direto do limão com os dentes 🙂

  2. Quero só referir que também diz essa “dieta” e passado 5 dias, andei com dores horriveis nos intestinos, por isso cuidado a tomar a agua com limão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here