Barriga inchada – Causas e soluções

A barriga inchada é um problema que poderá resultar, não só da acumulação excessiva gases, retenção de liquidos e da acumulação de elevados níveis de gordura, como também de uma enorme diversidade de doenças intestinais, entre elas o cancro e a doença de Crohn. Dependendo da causa do problema, a adopção de um estilo de vida caracterizado pela prática regular de exercício físico e por uma dieta devidamente equilibrada, poderá revelar-se como o suficiente para combater eficazmente esta complicação gastrointestinal. (Saber mais sobre a obesidade humana)

Alimentação

Uma das principais medidas a serem adotadas para combater a barriga inchada é a eliminação de determinados alimentos da sua rotina alimentar; particularmente aqueles que tão conhecidos são por contribuírem para a formação excessiva de gases, como é o caso de ervilhas, feijões, soja, batata doce, repolho, massas, enchidos, doces, entre outros alimentos do género. Mais do que isso, também é extremamente importante ter em atenção as quantidades de comida que ingere às refeições, na medida em que, o consumo abusivo de qualquer que seja o alimento, poderá contribuir para o desenvolvimento de problemas desta natureza.

Uma vez que, alimentos bem triturados, facilitam imenso todo o processo digestivo, aconselha-se que mastigue sempre muito bem a comida antes de engoli-la, pois tal poderá, também, contribuir para evitar eficazmente o inchaço do estômago.

Na lista dos alimentos indicados para quem se sofre deste problema, encontram-se as verduras, as frutas e o peixe. Todos estes alimentos são fáceis de digerir, e por isso ajudam a diminuir as probabilidades de desenvolvimento de complicações estomacais.  (Leia: Alimentos que ajudam a perder a barriga.)

Exercício físico

Muitos são os exercícios que poderão ajudá-lo a eliminar a barriga inchada. Estes exercícios, quando devidamente conjugados com uma rotina alimentar equilibrada, poderão fazer maravilhas pela diminuição do inchaço. Exercite-se regularmente, através de corridas, longas caminhadas e abdominais, e verá que apenas em algumas semanas conseguirá observar melhorias significativas.

Diagnóstico

As dicas aqui referidas deverão ser adoptadas durante os primeiros dias. No entanto, caso o problema persista e nada do que anteriormente foi mencionado resulte, é importante que procure imediatamente aconselhamento médico, pois a natureza do inchaço poderá ter uma origem bem mais séria. Se após duas semanas não sentir os resultados desejados, procure um médico o mais rapidamente possível.

Partilha com os teus amigos

Advertisement

3 Respostas to “Barriga inchada – Causas e soluções”

  1. Bruno

    Jul 01. 2012

    Bem, já pratico exercicios fisicos já tem algumas semanas e estou mudando meus habitos alimentares, mas caso isso não resolva, em que tipo de especialista eu devo ir?

    Responder ao comentário
  2. Alice Santos

    Fev 16. 2013

    Parabéns! Bom conteúdo!

    Responder ao comentário
  3. Paulo

    Jun 16. 2014

    Veja se não é gravidez.

    Responder ao comentário

Deixe um Comentário