Alimentos que ajudam a perder gordura localizada

A gordura aloja-se no nosso corpo. Pronto, certo, isso não é novidade para ninguém. O problema é que ela decide sempre quedar-se naqueles pontos onde se torna mais incómodo. Mas porque é que é assim? A resposta é simples: são as hormonas que se encarregam de distribuir a gordura pelo nosso organismo. O facto de aqueles quilos extra se concentrarem em certos sítios deve-se a desequilíbrios hormonais que têm a sua origem em erros alimentares, aosmesmos que estão associados ao aparecimento de gordura em excesso. Além disso, este desequilíbrio é ainda causado pelo stress, pela poluição e por falta de exercícios específicos. É isto mesmo que diz o nutricionista australiano Max Tomlinson no livro Target Your Fat Spots: How to Banish Your Bulges. Precisamente por isso, por vezes torna-se muito complicado eliminar os quilos finais numa dieta, porque não sabemos como atacar a gordura localizada. É isso que lhe vamos explicar.

Gordura nas Pernas

Para as pernas, aconselhamos a canela. Este condimento tem um efeito termogénico, e, consequentemente, aumenta o metabolismo basal, que tem a seu cargo as funções vitais e alheias à vontade do nosso corpo, como o funcionamento daqueles órgãos que não controlamos, à imagem do coração. Para além disso, a canela tem antioxidantes em abundância, o que evolui a aptidão da atividade da insulina e reduz o desejo exacerbado de doces e hidratos de carbono. Para um resultado ótimo, deve-se consumir uma colher de chá diariamente.

Celulite

Para a celulite a nossa sugestão é a cereja. Efetivamente, se comer esta agradável fruta durante 12 semanas vai conseguir acelerar a perda de gordura em 9%. Tudo isto porque a cereja combate as inflamações que causam e compõem a celulite. Além da cereja, pode utilizar mais pimenta vermelha na ementa. Ela é rica em capsaicina, substância que aumenta sensivelmente a quebra de gordura. Como explica a nutricionista Andrezza Botelho, de São Paulo , “o consumo de apenas 3 gramas ao dia, em saladas ou pratos quentes, é suficiente para aumentar o metabolismo em 15%”.

Gordura da Barriga

Para a zona que é, quiçá, a mais indesejável de todas para ter gordura, nada melhor que o iogurte. Tudo porque o cálcio é um fator importante no armazenamento e queima de gordura corporal. Uma dieta que o tenha em suficiente abundância ajuda a impedir a fixação das calorias em forma de gordura na barriga. Assim, ingeri-lo em grande quantidade faz com que seja menos provável ganhar peso naquelas vezes em que sucumbe à tentação e faz uns desviozinhos na dieta, de vez em quando. Por dia, consuma 2 chávenas de iogurte ou 3 de leite desnatado, vai ajudá-lo/a a cumprir os objetivos.

Cintura

Para a cintura, o ideal é o azeite. “Duas colheres de sopa do tipo extravirgem por dia são suficientes. Os seus componentes ajudam a reorganizar os depósitos de gordura localizada, impedindo que se acumulem na região abdominal”, explica Andrezza. Além do azeite, as castanhas também são ricas em gordura boa, e por isso regulam os níveis de açúcar no sangue. Tão importante quanto isso, ao mesmo tempo que reduzem o açúcar no sangue, diminuem igualmente as vontades incontroláveis do apetite, e o armazenamento dos desagradáveis pneus. Trinta gramas por dia vão ajudá-lo a adelgaçar a cintura.

Traseiro

Para reduzir o rabo, o melhor é apostar no pão integral. Todos os hidratos de carbono são convertidos em glicose, sejam eles integrais ou não. O que acontece é que, quanto mais lento este processo for, menor será a hipótese de eles se transformarem em gordura que será depois armazenada. Deste modo, é sempre melhor que consuma aqueles hidratos de carbono que demoram mais tempo a transformar-se em glicose, o que revela a primeira vantagem do pão integral. Uma vez que as fibras auxiliam esse processo, a escolha do pão integral é duplamente vantajosa.

Seios

Os seios são outra região onde a gordura adora fixar-se. A solução aqui passa por consumir vinagre. Realmente, o vinagre possui uma substância intitulada ácido acéptico, que tem como efeito principal a aceleração do metabolismo. Do mesmo passo que faz isso, evita grandes crescimentos de insulina no sangue, a acumulação de gordura e o excesso de apetite. O vinagre de maçã tem ainda outras propriedades diuréticas. Assim, o ideal é utilizá-lo para temperar saladas, ou então diluído em água ou sumos dietéticos, caso em que deve ser tomado meia hora antes das refeições. Para resultados mais eficientes, sugerimos o consumo de uma a duas colheres de chá por dia.

Braços

O principal responsável pela flacidez dos braços é a testosterona. Ou melhor, a falta dela. E o pior é que o nível de testosterona decai naturalmente com o passar dos anos. Assim, quanto mais velho for mais problemas com gordura nos braços terá. A solução para este problema é elevar o consumo de gorduras saudáveis, encontradas em peixes oleosos (como o salmão, atum, sardinha, peixe-espada, que devem ser consumidos pelo menos 2 a 3 vezes por semana), na linhaça (que pode ser salpicada na salada de frutas) e no abacate. Mas não são apenas os alimentos que podem ajudar a alcançar resultados neste campo. Então o que recomendamos mais? Fazer sexo. Isso mesmo. Aparentemente, fazer sexo regularmente é um importante estímulo para a produção de testosterona em maior quantidade. De resto, pode alcançar o mesmo resultado apaixonando-se. Existem ainda outros comportamentos que ajudam a resolver o problema. Tratam-se, acima de tudo, de comportamentos que se sabe serem saudáveis, como dormir bem, eliminar o stress, treinar, consumir menos doces e evitar grandes intervalos de tempo sem comer.

Advertisement

3 Respostas to “Alimentos que ajudam a perder gordura localizada”

  1. Linda

    Jul 26. 2012

    Obrigada, tem aí uns truques que vou utilizar!
    Estou a fazer tratamentos na BodyScience e já estou a ter resultados muito bons, e também estou a seguir um plano alimentar equilibrado. Mas vou adicionar estas sugestões, nunca é demais ter estes cuidados!
    Estou muito contente porque acho que desta vez é que é!
    Beijo!

    Responder ao comentário
    • Barriga Lisa

      Jul 28. 2012

      Muito boa sorte Linda.
      Se tiver força de vontade e determinação, irá conseguir alcançar os objectivos de certeza!
      Desejo-lhe muita felicidade.

      Bjs

      Responder ao comentário
  2. Iraquiela

    Dez 20. 2012

    Obrigada farei de tudo para alçassa-Los

    Responder ao comentário

Deixe um Comentário